3 de abril de 1989 – Tema II – Processos de Diferenciação e de Homogeneização Social

O professor de Economia da USP Paul Singer traçou um cenário pessimista em relação ao mercado de trabalho do século XXI como consequência da acentuada automatização. Para o economista, haverá uma diminuição na parcela de trabalhadores sindicalizados que culminará com a divisão da classe operária. Além de Singer, participaram do debate os professores Juarez Brandão Lopes e Vilmar Faria, coordenador geral dos seminários, ambos do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, e o sociólogo argentino Carlos Hasenbalg, do Instituto Universitário de Pesquisa Social do Rio de Janeiro (Iuperj).

Paul Singer fala sobre processos de diferenciação e homogeneização social. Foto: Siarq/Unicamp.
Vilmar Faria na mesa sobre processos de diferenciação e homogeneização social. Foto: Siarq/Unicamp.