Brasil: Memória Política

Em 1987, no período de 18 de maio a 23 de junho, o jornalista Paulo Markun promoveu na Unicamp o projeto “Brasil: Memória Política”, baseado em depoimentos diretos de personalidades políticas notáveis da história do país.

Em 1987, no período de 18 de maio a 23 de junho, o jornalista Paulo Markun promoveu na Unicamp o projeto “Brasil: Memória Política”, baseado em depoimentos diretos de personalidades políticas notáveis da história do país. Realizado no teatro interno do Centro de Convivência Cultural de Campinas, o projeto pretendia ajudar a esclarecer alguns episódios da história brasileira e resgatar os momentos mais importantes pós-1964. Os convidados memoraram suas participações no cenário político respondendo a perguntas de professores da Unicamp, da plateia e do jornalista Paulo Markun, que atuou como mediador.

A iniciativa teve o apoio dos professores Paulo Renato Costa Souza e Carlos Vogt, que na época ocupavam os cargos de reitor e vice-reitor da Unicamp, respectivamente. Foram ao todo sete depoimentos: Sérgio Ribeiro Miranda de Carvalho, Fernando Gabeira, Luiz Inácio Lula da Silva, Mario Covas, Leonel Brizola, Almino Affonso e Fernando Henrique Cardoso.

Fernando Gabeira durante seminário ‟Brasil: Memória Política”
Luiz Inácio Lula da Silva durante seminário ‟Brasil: Memória Política”
Mario Covas durante seminário ‟Brasil: Memória Política”
Leonel Brizola durante seminário ‟Brasil: Memória Política”
Almino Affonso durante seminário ‟Brasil: Memória Política”
Fernando Henrique Cardoso durante seminário ‟Brasil: Memória Política”
Depoimento foi gravado no Centro de Convivência Cultural de Campinas, em 18 de maio de 1987